CERI apresenta resultado de pesquisa sobre conversão de redes aéreas

O Grupo Neoenergia, através de suas concessionárias CELPE (Companhia Elétrica de Pernambuco), COSERN (Companhia Energética do Rio Grande do Norte) e COELBA (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia), rea­lizou na última sexta-feira (18/03), nas dependências da CELPE, o Seminário Políticas Públicas para Conversão de Redes Aéreas em Subterrâneas.

O objetivo do evento foi divulgar o resultado do projeto de pesquisa e desenvolvimento realizada em uma parceria entre o FGV/CERI (Centro de Estudos em Regulação e Infraestrutura), a Policonsult e a UPE (Universidade Estadual de Pernambuco) e contou com as presenças do Diretor da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), Dr. Reive Barros dos Santos; o Superintendente de Operações e Manutenção, Sr. Saulo Cabral; a Diretora do FGV/CERI, Dra. Joisa Dutra, além de membros das equipes da FGV e da Policonsult.

Dada a relativa escassez de ações de enterramento de redes elétricas no Brasil, o P&D aporta contribuição significativa ao propor uma política pública municipal capaz de viabilizar a implementação de um Programa de Conversão de Redes Elétricas. A metodologia desenvolvida abrange também outras operadoras que fazem uso de cabeamento aéreo – a exemplo de provedores de internet, telefonia fixa e serviços de transmissão de dados.

O seminário provou a importância da pesquisa desempenhada e da parceria que foi criada entre as empresas, com destaque em especial para a equipe do FGV/CERI, que recebeu menção honrosa do Dr. Reive.