CERI debate o setor ferroviário brasileiro em conferência internacional sobre regulamentação de infraestruturas

No dia 12 de junho, os professores Edson Gonçalves e Patrícia Sampaio participaram da 4th Conference on the Regulation of Infrastructures, organizada pela Florence School of Regulation, na Itália. O evento teve como objetivo reunir pesquisadores de diversos lugares do mundo para exposição de trabalhos sobre a regulação de mobilidade urbana, energia, telecomunicações, água/saneamento e ferrovias.

Na ocasião, os professores apresentaram os resultados preliminares de um projeto de pesquisa sobre o setor de ferrovias no Brasil, com destaque para os potenciais efeitos de mudanças no marco regulatório vigente e as intenções do governo dentro do novo PIL - Programa de Investimentos em Logística.

“O nosso trabalho estava em linha com a visão do Ministério da Fazenda, com apresentação de dados que comprovavam os prejuízos que as mudanças propostas iriam causar”, disse o professor Edson Gonçalves. Ele afirmou, também, que estar presente no evento ratifica o reconhecimento da instituição como um think thank (centro de conhecimento). “Para nós, foi uma grande satisfação participarmos da conferência organizada por essa entidade de grande importância na área”, completou.

Fundada em 2004, a Florence School of Regulation é um fórum de estudos e debates dentro da European University Institute, em que formuladores de políticas públicas e acadêmicos compartilham suas visões e conhecimentos. Entre seus membros, figuram acadêmicos de renome na área, dirigentes e ex-dirigentes de agências regulatórias,  incluindo, mais recentemente,  o professor Jean Tirole, atual prêmio Nobel de Economia.