Publicações

  • Long-term financing and risk allocation in infrastructure in Brazil
    FGV CERI, Norton Rose Fulbright, The World Bank
    Expandir Ocultar

    Com a redução da participação do BNDES no financiamento de infraestrutura no Brasil, vive-se atualmente uma situação de escassez de recursos para este fim. Com a preocupação de contribuir para expansão dos recursos para este setor, o FGV CERI promoveu o evento Policy Dialogue – Long-Term Financing in Infrastructure and Risk Allocation, em parceria com o Banco Mundial. Tratou-se das melhores práticas para avaliação e alocação de riscos, e do estabelecimento de uma nova arquitetura de garantias que lide com o cenário atual. Os resultados das discussões estão sintetizadas neste Policy Brief.

    Download do arquivo.

  • Policy Brief - The Construction Of The Brazilian Gas Market
    Lívia Amorim, Miguel Vazquez, Joisa Dutra.
    Expandir Ocultar

    Nos dias 31 de outubro e 1º de novembro de 2016, o Centro de Estudos de Regulação e Infraestrutura (FGV/CERI) organizou um workshop de discussão em colaboração com o Banco Mundial e ABRACE. O evento reuniu reguladores, representantes do governo, acadêmicos, operadores, instituições financeiras e investidores. O debate centrou-se nos principais desafios enfrentados pelo atual processo de reestruturação da indústria brasileira de gás. Este documento apresenta os principais pontos discutidos durante os debates.

    Download do arquivo.

  • Desafios da Municipalidade - Mobilidade Urbana
    FGV/CERI, Florence School of Regulation (FSR)
    Expandir Ocultar

    Em 2 de dezembro de 2016, o Centro de Estudos de Regulação e Infraestrutura organizou uma mesa-redonda, em colaboração com a Florence School of Regulation (FSR), reunindo operadores, pesquisadores, financiadores, reguladores e representantes de governos municipais, estaduais e federal para debater os principais desafios presentes nas regiões metropolitanas para aumentar a eficiência e a integração tarifária, operacional, física e institucional (regulação e planejamento) dos modos de transportes.

    Este documento apresenta os principais pontos discutidos durante os debates e está dividido em duas partes:

    - Resumo das principais contribuições durante a mesa-redonda;
    - Lista dos temas identificados como mais importantes (agenda) e próximos passos.

    Download do arquivo.

  • Desafios da Municipalidade - Saneamento Básico
    FGV/CERI, Florence School of Regulation (FSR)
    Expandir Ocultar

    Em 2 de dezembro de 2016, o Centro de Estudos de Regulação e Infraestrutura organizou uma mesa-redonda executiva, em colaboração com a Florence School of Regulation (FSR). O evento reuniu representantes de agências reguladoras, governo (municipais, estaduais e federal), academia, investidores, instituições financeiras e operadores dos sistemas de água e esgoto.

    Este documento apresenta os principais pontos discutidos. Está dividido em duas partes:

    - Resumo das principais contribuições levantados durante a mesa-redonda;
    - Lista dos temas identificados como mais importantes (agenda) e próximos passos.

    Download do arquivo.