Desafios e Perspectivas para o Financiamento de Projetos de Hidrogênio Verde no Brasil
Desafios e Perspectivas para o Financiamento de Projetos de Hidrogênio Verde no Brasil
O FGV CERI realizou o seminário Desafios e Perspectivas para o Financiamento de Projetos de Hidrogênio Verde no Brasil, realizado na FGV em 11 de agosto de 2024. O encontro reuniu especialistas, líderes da indústria e tomadores de decisão para explorar os caminhos que levarão o país a uma matriz energética mais sustentável e alinhada aos objetivos ambientais globais. Durante o evento, foram discutidas estratégias para viabilizar financeiramente projetos de hidrogênio verde, destacando a importância da colaboração entre setores público e privado. As conversas inspiradoras e as visões compartilhadas contribuem para impulsionar a busca por soluções inovadoras e investimentos sólidos no campo do hidrogênio verde no Brasil. O evento apresentou o estudo “Financiamento de Projetos de Hidrogênio Verde no Brasil”, pesquisa desenvolvida em parceria pela NIRAS International Consulting e o Centro de Estudos em Regulação e Infraestrutura da Fundação Getulio Vargas (FGV CERI) para o Projeto H2Brasil.
O Projeto H2Brasil integra a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável e é implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e pelo Ministério de Minas e Energia (MME) com financiamento do Ministério Federal da Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha.
Pessoas na foto da esquerda para direita: Diogo Lisbona (FGV CERI), Daniel Lopes (Hytron), Luiz Maurer (Consultor), Luis Viga (Fortescue Future Industries), Carla Primavera (BNDES), Andreas Eisfelder (Siemens), Joisa Dutra (FGV CERI), Giovani Machado (EPE), Ricardo Lee (Santander), Markus Francke (GIZ Brasil), Ceres Cavalcanti (NIRAS), Hugo Figueiredo (Complexo do Pecém), Patricia Costa (MME), Ítalo Freitas (Eletrobras) e Felipe Toro (NIRAS).