Equipe

  • Joisa Campanher Dutra Saraiva
    Área de pesquisa: Economia da Regulação - Financiamento de Infraestrutura
    Expandir Ocultar

    Doutora em Economia pela Fundação Getulio Vargas, no Rio de Janeiro (2001), foi diretora da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL –, entre 2005 e 2009. Professora visitante na Harvard Kennedy School of Government, Universidade de Harvard, em 2010, e professora  na Fundação Getulio Vargas, no Rio de Janeiro. Possui experiência em Economia, trabalhando principalmente nas seguintes áreas: Economia da Regulação, Economia Energética, leilões, Economia Experimental, teoria organizacional e Contratos. É diretora do Centro de Regulação em Infraestrutura (FGV/CERI) desde 2010.

    Currículo Lattes

  • Edson Daniel Lopes Gonçalves
    Área de pesquisa: Governança e Financiamento em Infraestrutura
    Expandir Ocultar

    Doutor e mestre em Economia pela FGV/EPGE e graduado em Engenharia Mecânica pela UNICAMP. Atualmente, é pesquisador sênior do FGV/CERI e professor das Escolas de Economia (EPGE), Administração (EBAPE) e Matemática Aplicada (EMAp) da FGV no Rio de Janeiro.  Foi consultor da Accenture e da RiskControl/Banco BBM e possui experiência em Finanças Corporativas, Gestão de Riscos e análise de decisão aplicados a firmas reguladas.

    Currículo Lattes

  • Rafael Martins de Souza
    Área de pesquisa: Estatística; Econometria e Métodos Quantitativos
    Expandir Ocultar

    Professor da Faculdade de Ciências Econômicas da UERJ. Doutor em Economia pela Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV EPGE), 2009. Mestre em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2003. Coordenador de Pesquisa do Diretoria de Análises Políticas Públicas da FGV, 2013-2016. Econometrista no Grupo Libra, 2011-2013. Pesquisador e Professor na Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE, 2009-2011. Tem interesse em aplicações de Estatística, Econometria, Métodos Quantitativos e Ciência de Dados à Economia em Infraestrutura e Regulação.

    Currículo Lattes.

  • Vivian Figer
    Área de pesquisa: Teoria Aplicada - Organização Industrial e Antitruste
    Expandir Ocultar

    PhD em Economia pela New York University e mestre em Economia pela PUC-Rio, graduou-se em Engenharia de Produção pela UFRJ em 2004. Trabalhou na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) como consultora na área de Regulação Econômica e Governança. Suas principais áreas de pesquisa são Teoria Aplicada, Organização Industrial e antitruste.

  • Edmilson de Siqueira Varejão Neto
    Área de pesquisa: Mobilidade Urbana
    Expandir Ocultar

    Mestre em Economia pela FGV/EPGE e graduado em economia pela mesma instituição. Atualmente, é pesquisador do FGV/CERI. Foi economista sênior da Tendências Consultoria, economista-chefe da Kyros Investimentos e especialista em análises econômicas do FGV/IBRE. Possui experiência em Regulação Econômica, Macroeconomia, Microeconomia Aplicada e Finanças.

    Currículo Lattes.

  • Patricia Naccache Martins da Costa
    Área de Pesquisa: Transportes
    Expandir Ocultar

    Mestre em Finanças pela PUC-Rio, com dupla diplomação em International Management pela Universidade de Grenoble II – Pierre Mendes France (2011) e graduada em Economia pela PUC-Rio (2008). Atuou durante 7 anos como especialista em análises econômicas no Instituto Brasileiro de Economia – FGV IBRE (2010-2017), onde coordenou projetos de desenvolvimento de índices de preços customizados em infraestrutura e elaboração de análises setoriais, com foco nos setores ferroviário e rodoviário, além da elaboração de preços e custos de referência. Pesquisadora do FGV CERI desde junho/2017.

    Currículo Lattes.

  • Fernanda Almeida Fernandes de Oliveira
    Área de pesquisa: Governança
    Expandir Ocultar

    Graduada em Direito com formação complementar em Economia pela Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro, com bolsa integral por mérito acadêmico. É pesquisadora do FGV CERI, nas áreas de governança regulatória e empresas estatais. É co-fundadora do Laboratório de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (LAB FGV) e bolsista da Fundação Botín e da Brown University no “Programa para el Fortalecimiento de la Función Pública en América Latina”. É também bolsista do David Rockefeller Center for Latin American Studies (DRCLAS), na Universidade de Harvard, no programa “Creating Public Value: Challenges for Management and Public Policy”. Participou do Programa Latino-Americano de Seminários em Governabilidade, Gerência Política e Gestão Pública, desenvolvido pelo Banco de Desenvolvimento das Américas (CAF), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e com o George Washington University (GWU). Em 2017, recebeu o prêmio Alfredo Lamy Filho de Inovação por seu trabalho de conclusão de curso na FGV Direito Rio.

  • Patricia Regina Sampaio Pinheiro
    Área de pesquisa: Direito da Regulação e Infraestrutura
    Expandir Ocultar

    Professora da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas no Rio de Janeiro (FGV Direito Rio). Doutora e mestre pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Pesquisadora do Centro de Pesquisa em Direito e Economia (CPDE) da FGV Direito Rio e colaboradora do Centro de Regulação e Infraestrutura (FGV/CERI). Atua nas áreas de Direito Administrativo, Regulatório e da Concorrência.

    Currículo Lattes.

  • Livia Medeiros Amorim
    Área de pesquisa: Gás e Energia
    Expandir Ocultar

    Bacharel em Direito pela Universidade de Brasília. Mestre em Tributação de Petróleo e Gás pelo Centre for Energy, Petroleum and Mineral Law and Policy (CEPMLP) da Universidade de Dundee. Pesquisadora no Centro de Estudos em Regulação e Infraestrutura da FGV.

    Currículo Lattes.

  • Denise Teixeira
    Área de pesquisa: Energia
    Expandir Ocultar

    Graduada em Engenharia de Produção, pela Universidade Federal de São Carlos, em 1997, cursou pós-graduação em Energia pela USP (2002) e fez especialização pelo Minerva Program (Theory and effective operation of a modern market economy), na George Washington University – GWU (2005). Iniciou no Setor Elétrico em 1999, na área de Regulação dos Serviços de Geração da ANEEL. Desde então, passou pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), participando da elaboração de Regras e Procedimentos de Mercado e, de volta à ANEEL, liderou processos relativos à formação das tarifas de eletricidade. Em 2007, fundou a Volga Consultoria, voltada para projetos relacionados à regulação econômica de modo geral. Desde julho de 2011, passou a ser colaboradora do FGV/CERI.

  • Ashley Brown
    Área de pesquisa: Energia
    Expandir Ocultar

    Especialista internacional em regulação de infraestrutura. Diretor executivo Harvard Electricity Policy Group (HEPG), conselheiro do escritório de advocacia Greenberg Traurig LLP e consultor internacional em questões de infraestrutura de regulação. Possui graduação em Direito pela Bowling Green State University (1970) e mestrado em Direito pela University of Cincinnati(1979). Ashley foi membro da Public Utilities Commission de Ohio entre 1983 e 1993, sendo esta responsável pela regulação de setores de utilidade pública, entre eles Gás Natural. Foi consultor do Ministro de Comércio e Indústria da Hungria em assuntos relacionados a regulação de gás natural e energia. Foi consultor também da Agência Regulatória de Gás da Argentina (ENARGAS). Foi membro da delegação americana, em conjunto com o departamento americano de energia da Argentina and United States Natural Gas ans Eletricity Regulatory Meetings, 1992.

  • Fernanda Baldim Jardim
    Área de pesquisa: Financiamento de Infraestrutura
    Expandir Ocultar

    Mestranda em Economia pela Fundação Getúlio Vargas - Rio de Janeiro (FGV/EPGE) e graduada em Economia pela mesma instituição. Trabalhou com pesquisa aplicada em Macroeconomia e com análises econômicas no Instituto Brasileiro de Economia (FGV/IBRE), 2010-2012. Pesquisadora no Centro de Estudos em Regulação e Infraestrutura da FGV (FGV/CERI).

  • Gregório Costa Luz de Souza Lima
    Área de pesquisa: Mobilidade Urbana
    Expandir Ocultar

    Mestrando em Engenharia de Transportes pela COPPE/UFRJ. Graduado em Engenharia Civil com ênfase em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fez intercâmbio acadêmico no Master internacional Architectural Engineering no Politecnico di Milano (2014-2015) onde desenvolveu pesquisas no campo de Planejamento Urbano. Durante a graduação participou de projetos de iniciação científica no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana da UFRJ (2012-2016) e no Programa de Engenharia de Transportes da COPPE/UFRJ (2014-2016) nas áreas de urbanismo sustentável e planejamento de transportes respectivamente. Atualmente é pesquisador na área de mobilidade urbana no Centro de Estudos em Regulação e Infraestrutura da Fundação Getúlio Vargas (FGV CERI).

    Currículo Lattes.

  • Juliana Jerônimo Smiderle
    Área de pesquisa: Saneamento
    Expandir Ocultar

    Mestranda em Engenharia Ambiental pela Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro e graduada em Engenharia Civil pela mesma instituição. Fez intercâmbio acadêmico na University of Derby - Inglaterra em 2014 e durante este período estagiou em duas empresas de saneamento. Já trabalhou com projeto de saneamento ambiental para a COPPE. Atualmente é pesquisadora no Centro de Estudos em Regulação e Infraestrutura da Fundação Getúlio Vargas (FGV/CERI).

  • Mirella da Silva Rodrigues
    Área de pesquisa: Gás e Energia
    Expandir Ocultar

    Graduada em Engenharia de Energia com ênfase em eficiência energética pela Universidade de Brasília. Entre 2012 e 2013, foi bolsista CAPES/CnPQ e cursou Engenharia Eletrotécnica na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em Portugal. Atuou durante quatro anos como especialista em energia na ABRACE (Associação de Grandes Consumidores Industriais de Energia e Consumidores Livres), onde teve experiências nos setores de energia elétrica e gás natural, com foco em regulação, tarifas e desenho de mercado. Participou em ações de desenvolvimento da indústria de gás natural do Brasil junto ao Governo Federal e agentes setoriais, especialmente na iniciativa Gás para Crescer do MME. É pesquisadora do Centro de Estudos em Regulação e Infraestrutura (FGV CERI) desde o início de 2018 nas áreas de gás natural, regulação e energia.

    Currículo Lattes.

  • Ana Tereza Marques Parente
    Área de pesquisa: Governança
    Expandir Ocultar

    Bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense. Pós-graduação em Direito Tributário pela Universidade Federal Fluminense e em Direito do Mercado de Capitais e Mercado Financeiro – IBMEC/SP.  Mestre em Direito Patrimonial Privado pela Universidade de Salamanca, Espanha. Sólida experiência em fusões e aquisições - M&A e Petróleo e Gás, contratos, regulamentação e práticas comerciais em geral. Especialização também na análise e negociação de contratos financeiros; e na implementação de práticas de governança corporativa e compliance. Fluente em Português, Espanhol e Inglês. Pesquisadora no Centro de Estudos em Regulação e Infraestrutura da FGV.

  • Morganna Weneck Capodeferro
    Área de pesquisa: Saneamento
    Expandir Ocultar

    Mestranda em Engenharia Civil com ênfase em Recursos Hídricos e Meio Ambiente pelo Programa de Engenharia Civil da COPPE/UFRJ e graduada em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou como pesquisadora no Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (IVIG/COPPE/UFRJ) em projetos de sustentabilidade ambiental e gerenciamento do resíduos portuários. Atualmente é pesquisadora no Centro de Estudos em Regulação e Infraestrutura d Fundação Getúlio Vargas (FGV/CERI).