Governança Corporativa e Regulatória

O FGV CERI busca compreender como a governança importa para que as instituições e os setores tenham bons resultados; e como seus princípios são aplicáveis à regulação, contribuindo para um processo regulatório virtuoso.

Apesar de haver certa compatibilidade entre as práticas de governança do setor privado e público, ainda existe uma série de fatores que prejudicam a execução de boas práticas de governança no setor público, dificultando, assim, sua operacionalização. Além das peculiaridades advindas dos próprios setores regulados, a regulação enfrenta ainda desafios provenientes de questões jurídicas e da própria dificuldade de se adotarem bons padrões de governança.

Diante dos complexos desafios existentes, que merecem atenção, o FGV CERI tem contribuído na identificação das tendências e dos gargalos. A fim de avançar na qualidade da governança regulatória e na segurança jurídica para o desenvolvimento da infraestrutura no País, o FGV CERI tem se dedicado a propor uma agenda para os setores regulados que são objeto de estudo.